Treinamentos

Treinamentos

Uma das obrigações geradas pelas Normas Regulamentadoras é a realização de treinamentos para profissionais que estão expostos a riscos e que, por consequência, enfrentam um maior potencial de acidente ou adoecimento.

NR-5: CIPA (Comissão Interna de Prevenção de acidentes)

Treinamento obrigatório para todos os membros eleitos, indicados ou designados pelas empresas que são obrigadas a constituir CIPA (ver Quadro I, em anexo na norma).

NR-6: EPI (Equipamento de Proteção Individual)

 

 

Treinamento obrigatório para todos os trabalhadores que utilizam EPIs em suas rotinas de trabalho.

NR-9: PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

Todos os trabalhadores devem ser treinados sobre os procedimentos que asseguram a eficiência do PPRA e devem possuir informações sobre as eventuais limitações de proteção. Item 9.3.5.4

NR-9 Anexo 02

Os trabalhadores que exerçam suas atividades com risco de exposição ocupacional ao benzeno devem receber capacitação com carga horária mínima de 4 (quatro) horas. (vide prazo Portaria MTb n.º 1.109, de 21 de setembro de 2016)

NR-12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

 

Todos os operadores de máquinas e equipamentos, com foco na utilização segura de cada um dos meios usados.

NR-17: Ergonomia

Funcionários designados para trabalhar com transporte manual de cargas (que não as leves), operadores de check out e operadores de telemarketing precisam passar por treinamentos específicos.

NR-20: Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

 

Profissionais que manuseiam esses materiais devem receber treinamento para utilização segura destes compostos químicos.

NR-23: Proteção contra incêndio e Treinamento de Brigada de Incêndio (IT12 – CBMMG)

Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis. Dentre as medidas de prevenção está elencada a obrigatoriedade de formação de uma brigada de Incêndio com um número mínimo de participantes.

NR-26: Treinamento de segurança no Manuseio de Produtos Químicos

Destinado a todos os trabalhadores que durante a sua jornada de trabalho manuseiem ou tenham contato com algum tipo de produto químico (Colas, solventes, produtos de limpeza, poeiras, etc.)